3 de junho – Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Data visa reflexão acerca de cuidados básicos para combater a obesidade em crianças

 

 Por Larissa Carvalho - Moringa da Paz

Hoje, 3, é o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. O objetivo desta data é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater essa doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.

 

Estudos recentes indicam que a obesidade é o terceiro problema de saúde pública que mais demanda gastos da economia brasileira. Estima-se que os gastos giram em torno de R$ 110 bilhões, o que equivale a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

 

Um outro dado significativo do crescimento do excesso de peso é o aumento da doença em idades cada vez mais precoces. Em 2004, já se estimava que 10% das crianças e adolescentes do mundo apresentavam excesso de peso e que, entre elas, um quarto eram obesas.

 

De acordo com a Organização Mundial as Saúde (OMS), o combate à obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI, já que hoje a rotina dos pais é muito corrida e, pela falta de tempo, eles acabam oferecendo fast-foods regularmente às crianças e não incentivam hábitos saudáveis, como a ingestão de frutas e verduras e a prática regular de exercícios.

 

A obesidade infantil pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras, até por sedentarismo e aspectos genéticos.

 

Não há outro tratamento além da mudança dos hábitos alimentares. Melhorar a dieta e o condicionamento físico, substituir alimentos de fast-foods por uma dieta equilibrada - rica em nutrientes, vegetais, legumes, frutas e líquidos; são dicas essenciais para começar a combater a obesidade mórbida.

 

Também é importante limitar o tempo que as crianças passam assistindo TV, jogando videogames ou utilizando o celular e os colocar para realizar qualquer atividade física por no mínimo 30 minutos.

 

A perda de peso pode melhorar a condição cardiovascular e reduzir o risco de complicações relacionadas à obesidade. E é sempre bom salientar que ajudar a criança a conseguir um peso saudável é responsabilidade de toda a família.

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

Faça seu cadastro na nossa newsletter

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Fotos:   Fausto Roim