(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Fotos:   Fausto Roim

Cataki - O Aplicativo da reciclagem

App promove conexão entre catadores e geradores de resíduos visando aumentar reciclagem e renda

 

Por Larissa Carvalho - Moringa da Paz

Foto: Reprodução/ CasaCor

Reduzir. Reciclar. Reutilizar. Com certeza você já ouviu ou se deparou com essa frase alguma vez na vida. Esses são os três R’s que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a nossa vida. Principalmente quando falamos em questão de consumo. Mas você realmente sabe o que é a reciclagem e qual a importância dela?

 

A reciclagem nada mais é do que um processo que visa transformar materiais usados para serem reutilizados na forma de novos produtos. O processo de reciclagem permite reduzir a poluição do ar e da água, além de reduzir o consumo de matérias primas e de energia.

 

São muitos os materiais que são recicláveis, como: vidro, papel, metal, plástico, tecido e componentes eletrônicos. Podemos fazer a separação deles tanto em casa quanto no trabalho, e os materiais eletrônicos podem ser descartados em estações de metrô e/ou mercados que possuem um lixo adequado para esse tipo de resíduo.

 

Por mais que pareça ser uma atividade simples, praticável no dia a dia, a reciclagem não é um hábito na vida dos, brasileiros. Dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), revelam que no ano de 2016 a média de produção de lixo per capta no Brasil era de 1kg/dia, isso considerando que somos mais de 208,5 milhões de habitantes, conforme estimativa do IBGE (2018).

 

Cada brasileiro produz cerca de 400kg de resíduos por ano e não tem a dimensão do problema que isso representa, já que, a partir do momento que junta o lixo e o coloca na lixeira para que a coleta pública o recolha, não se preocupa mais com sua destinação.

 

Pensando na coleta e reciclagem de material, o aplicativo Cataki, lançado em 2017, tem a iniciativa de conectar geradores de resíduos e catadores de materiais recicláveis, para que possamos encontrá-los facilmente. Fazendo, assim, com que o lixo seja descartado de forma correta, além de ajudar a gerar renda para esses profissionais.

 

O trabalho dos catadores é de extrema importância. 90% de tudo o que é reciclado no Brasil provém deles. Porém, esse trabalho autônomo não é reconhecido, além de não ser regulado.

 

Essa iniciativa já foi reconhecida nacional e internacionalmente. O Cataki conta com um total de 8 prêmios, entre eles podemos destacar o DAL (Dessarolo para América Latina), o Internacional Awards for Public Art - da Universidade Batista de Hong Kong - e o Netexplo de inovação digital da UNESCO.

 

Apesar de estar há pouco tempo no mercado, o aplicativo também conta com financiadores e parceiros, como: OAK Foundation, Eccovida e Locaweb. Você também pode colaborar com o projeto oferecendo serviços de programação, design, comunicação etc.

O Cataki não possui fins lucrativos e está disponível para download e IOS. Para baixar o app, acesse: http://cataki.org/pt/

 

Nós, da Moringa da Paz, acreditamos que a redução de lixo e o processo de reciclagem precisam ser mais incentivados tanto por meio de políticas públicas, quanto por meio de iniciativas individuais ou privadas. Projetos como o Cataki ajudam o meio ambiente de forma significativa. Ficamos felizes em saber que existem pessoas cada vez mais preocupadas em ajudar a melhorar o planeta em que vivemos. Apoiamos o projeto e lhe desejamos sucesso!

Compartilhe no Facebook
Please reload