(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Fotos:   Fausto Roim

O Dia da Terra

Comemoração promove reflexão e conscientização sobre mudança de hábitos para ajudar o planeta

 

 Por Larissa Carvalho - Moringa da Paz

Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra, em todo o mundo. A data foi criada pelo senador norte-americano e ativista ambiental, Gaylord Nelson, com a finalidade de representar a luta em defesa do meio ambiente e promover uma reflexão sobre a importância do planeta, a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental.

 

Com aproximadamente 4,54 milhões de anos e 7,6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é o nosso lar. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

 

Ao longo dos anos já nos foi provado que os recursos naturais oferecidos pelo planeta são finitos. Sendo a água é um bom exemplo disso. Entre 2014 e 2016, o Estado de São Paulo sofreu uma crise hídrica na qual os níveis de seca e redução de oferta de água atingiram níveis preocupantes e poucas vezes isso foi visto na história da região.

 

Devemos explorar os recursos do nosso planeta de forma mais sustentável. Por isso, o Dia da Terra é uma ótima oportunidade de se discutir temas ambientas e de sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.

 

Carta da Terra

 

A Carta da Terra é um documento idealizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas escrita no ano de 1987. No Rio de Janeiro, em 1992, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida por RIO-92 ou ECO-92 em que foi elaborada a primeira versão da carta.

 

E, apesar de ter sido elaborada em 1992, a Carta da Terra só foi ratificada e assumida pela Unesco 8 anos depois, em 2000, no Palácio da Paz em Haian, Holanda, contando com a adesão de mais de 4.5000 organizações do mundo, incluindo várias do Brasil.

 

A Carta da Terra serve como uma inspiração para buscar uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade. Os principais temas abordados pelo documento são: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da pobreza e paz mundial.

 

Seus princípios básicos são:

I. Respeitar e cuidar da comunidade da vida 
II. Integridade ecológica 
III. Justiça social e econômica 
IV. Democracia, não violência e paz 

 

Dicas do que fazer para comemorar o Dia da Terra:

 

  1. Não jogue lixo na rua: sabe aquele papelzinho de bala guardado no bolso? Não o jogue na rua, por mais que você não perceba, esse pequeno papel pode acabar provocando enchentes. Guarde e, quando houver um lixo próprio, jogue- o no lugar certo.

  2. Deixe o carro em casa: andar de carro é confortável e muitas vezes quebra um galho quando se precisa chegar a algum lugar rápido. Mas que tal deixar o carro na garagem e ir para o trabalho a pé ou de transporte público? Além de ajudar na interação com as pessoas, você queima calorias e reduz a emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa.

  3. Economize água: como já dito, a água – além de outros recursos naturais - é um recurso finito e não podemos viver sem ela. Então, economize água! É muito simples: feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou lavando a louça, tome banhos curtos, lave calçadas ou quintal com água que sobra da lavagem de roupas etc.

  4. Plante uma árvore: as plantas são fundamentais para o meio ambiente, pois são capazes de reter dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecer alimentos e sombra. Para plantar é super fácil: escolha um canto em seu jardim ou em uma praça, e plante uma mudinha e espere crescer.

  5. Aprecie a natureza: com a vida frenética que temos é quase impossível parar e contemplar o pôr do sol ou o mar. Que tal tirar alguns minutinhos do seu dia para olhar mais para a beleza da natureza e tudo o que ela nos proporciona? Com certeza você se sentirá mais conectado, tanto com você mesmo quanto com a natureza.

 

A Moringa da Paz pensa no planeta e nas pessoas que o habitam. Por esses motivos, todos os nossos produtos são veganos e sustentáveis e possuem certificados nacionais e internacionais que atestam sua qualidade. Nós queremos um mundo melhor, em que as pessoas possam viver em paz e saudáveis. Por meio do nosso trabalho com a Moringa oleifera, todos os dias tentamos tocar e transformar a vida de alguém, respeitando o meio ambiente seus recursos e todos que nele habitam.

Compartilhe no Facebook
Please reload