Projeto Criança Saudável

Enercílio Neto, idealizador do projeto, fez a primeira visita às famílias assistidas pela ação social promovida pela Pastoral da Criança e a Moringa da Paz

 

Por Paloma Amorim - Moringa da Paz

 

No sábado, 16, e na última terça-feira, 26, Enercílio de Almeida Neto - representante da Pastoral da Criança de Minaçu (GO) e idealizador, juntamente à Moringa da Paz, do "Projeto Criança Saudável" - realizou a primeira visita às residências das seis famílias participantes da ação, entregando-lhes as doações fornecidas pela Moringa da Paz.

 

As doações consistiram nos produtos da marca - chá e pó orgânico feitos das folhas de moringa - folhetos explicativos sobre a origem, propriedades e benefícios da Moringa oleifera, além da entrega de uma muda da planta a cada núcleo familiar. Vale destacar que em cerca três meses suas folhas já poderão ser colhidas para consumo, sendo uma fonte praticamente eterna de nutrientes a todos os membros da família.

 

As seis famílias atendidas pelo programa, apesar de terem em comum a necessidade de ajuda, possuem suas particularidades e necessidades específicas. As duas mais numerosas também são as mais carentes: a formada pelo casal Maria Telma Alves dos Santos e João Batista Pereira Morais, com seus seis filhos; e a formada pelo casal Adealdo Sena de Carvalho e Márcia Jesus Carvalho Sena, com oito filhos ao todo.

 

Os seis filhos de Maria e João possuem problemas de aprendizagem, sendo que uma das crianças está com desnutrição. Como a moringa auxilia no tratamento do déficit de atenção e desnutrição infantil, acreditamos que o consumo da Moringa da Paz possibilitará uma melhora no quadro dessas crianças, que se alimentam basicamente de arroz e feijão.

 

A senhora Márcia, mãe da segunda família mencionada, possui problemas cardíacos, sofre de convulsões, tem fortes dores musculares e está amamentando um de seus filhos no momento. Como o pai da família, o senhor Adealdo, encontra-se desempregado, a alimentação das crianças também é bastante precária, baseada em arroz e feijão. Com a inserção da moringa na dieta da família, todos terão uma alimentação mais completa e saudável, além da dona Márcia ter uma melhora em sua qualidade de vida e bem-estar, visto que o alimento ajudará a amenizar suas dores e irá auxiliar no tratamento de suas enfermidades. Lembrando que a Moringa da Paz não possui contraindicações, podendo ser consumida por crianças a partir dos 9 meses de idade, grávidas e lactantes, inclusive aumentando a produção do leite materno.

 

Já o casal Rosa Helena dos Santos e Essivaldo Raimundo dos Santos possuem uma situação financeira um pouco melhor que a das duas famílias anteriores, mas a filha caçula, Geovana, encontra-se com problemas de desnutrição (estando abaixo do peso) e também de desenvolvimento - mesmo com um ano e quatro meses, a criança está com dificuldades para andar. A outra filha do casal, Erika, possui problemas no intestino e está com ressecamento nas fezes. A Moringa da Paz, com seu alto valor nutricional e suas propriedades que auxiliam na regulação do trato intestinal, pode trazer muitos benefícios às meninas.

 

Participam também  do projeto duas irmãs grávidas de primeira viagem, Silvana Alves do Rêgo, 19 anos, e Rosângela Maia de Souza, 15 anos; o casal Edinalva e Valdison, que esperam pelo primeiro filho após dois abortos espontâneos anteriores e, por último, o casal Klemia e Clayton, com sua filha Diana.

 

Nós, da Moringa da Paz, esperamos que as seis famílias assistidas pelo projeto façam bom uso do nosso alimento, consumindo-o com a regularidade e a constância necessárias para que possam usufruir de todos os benefícios que a planta mais completa do mundo em valores nutricionais é capaz de trazer às suas vidas.

 

Confira abaixo algumas fotos tiradas durante a visita:

 

Sobre a Pastoral da Criança:

 

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, no Paraná, pela médica pediatra e sanitarista, Dra Zilda Arns Neumann, e pelo atual cardeal de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnelo, estando presente no Brasil todo e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe. A entidade, associada à CNBB, atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

Para saber mais, acesse: https://www.pastoraldacrianca.org.br/.

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

Faça seu cadastro na nossa newsletter

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Fotos:   Fausto Roim