(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Fotos:   Fausto Roim

Moringa da Paz informa: Campanha Mundial desafia Papa a experimentar o veganismo

A Million Dollar Vegan promete doar um milhão de dólares a instituições solidárias se o Papa Francisco fizer uma dieta 100% vegetal e livre de produtos de origem animal durante a Quaresma

 

Por Paloma Amorim - Moringa da Paz

Uma campanha lançada hoje, em mais de 15 países, incluindo o Brasil, desafia o Papa Francisco a fazer uma dieta à base de vegetais durante a Quaresma (período que vai do dia 6 de março a 18 de abril) para ajudar a combater o impacto da pecuária, em prol da natureza, dos seres humanos, dos animais e do futuro do planeta.

 

Em troca, a organização da campanha Million Dollar Vegan promete doar um milhão de dólares a uma ou mais instituições de caridade escolhidas pelo Papa, verba a ser doada pela Blue Horizon International Foundation, fundação norte-americana que se dedica a financiar projetos ligados ao veganismo. Na prática, se o Papa aceitar o desafio, ele deverá fazer uma dieta à base de vegetais, em que estão proibidos alimentos de origem animal, como carne, ovos, laticínios, mel, entre outros.

 

O projeto nasceu por iniciativa de uma jovem ativista norte americana, Genesis Butler, de 12 anos - vegana desde os seis anos de idade e a pessoa mais jovem a palestrar no TEDx - e de um casal britânico, Matthew Glover e Jane Land - fundadores da iniciativa Veganuary, que desafia a comunidade a ser vegana durante o mês de Janeiro. Unidos em torno da causa vegana, pretendem alertar o mundo para o impacto da exploração animal.

 

"A pecuária é uma das principais causas das mudanças climáticas, do desmatamento e da extinção de espécies. Além de poluir o solo, os cursos de água e o ar que respiramos, é tão ineficiente que dificilmente alimentará a crescente população mundial. É também a causa do sofrimento de bilhões de animais. É pelos animais, por todas as pessoas, pelo nosso futuro e pelo nosso planeta que pedimos ao papa Francisco que experimente o veganismo durante a Quaresma", informa a home do site da campanha.

 

Na carta aberta dirigida ao Papa (também disponível no site), a pequena Genesis Butler descreve a relação entre as alterações climáticas e a poluição, a ineficiência da pecuária e a forma como ela contribui para a fome no mundo, para a extinção da vida selvagem e para o sofrimento dos animais de criação. Com isso, a organização espera ser recebida no Vaticano para debater o assunto com o Papa Francisco.

 

Além de desafiar o Papa, a Million Dollar Vegan está encorajando pessoas de todas as origens a experimentarem o veganismo durante a Quaresma. Para isso, criou um kit de iniciação ao veganismo, "O Guia de Veganismo para Iniciantes", escrito em várias línguas e com conteúdo adaptado a cada país participante, que está disponível no site da campanha: https://www.milliondollarvegan.com/pt-br/baixe-o-guia-de-veganismo-para-iniciantes/. O documento contém informações sobre como seguir uma dieta vegana, incluindo conselhos nutricionais, sites de receitas, produtos veganos disponíveis no mercado de cada região, livros e filmes inspiradores, além dos melhores locais para comer fora.

 

Vale ressaltar que vários ambientalistas, cientistas e celebridades juntaram-se à causa, com destaque para Paul McCartney, Brigitte Bardot e Joaquim Phoenix, e para os brasileiros Luisa Mell (ativista e atriz), Sônia Abrão (apresentadora de TV), Ellen Jabour (modelo), Paulo Victor Pinheiro (fisiculturista, nutricionista e vegano), Alana Rox (apresentadora de TV) e Alessandra Luglio (nutricionista coordenadora do departamento de Saúde e Nutrição da SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira).

 

A Moringa da Paz também patrocinou o mais novo vídeo do Canal Vegflix, intitulado "PAPA FRANCISCO VEGANO!", que trata do tema. Não deixe de conferi-lo em: https://www.youtube.com/watch?v=KBG_Eb013Zw.

 

Para saber mais sobre a campanha Million Dollar Vegan, acesse: https://www.milliondollarvegan.com/pt-br/.

 

Você também pode contribuir com a campanha, assinando a petição on-line em: https://www.change.org/p/papa-francisco-pe%C3%A7a-ao-papa-francisco-para-experimentar-o-veganismo-nesta-quaresma.

 

Compartilhe no Facebook
Please reload