(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Fotos:   Fausto Roim

18 de Janeiro é o Dia Internacional do Riso

Data chama atenção para a importância de rir, uma atitude simples, mas que é capaz de trazer saúde, alegria e bem-estar às pessoas

 

Por Paloma Amorim - Moringa da Paz

 

Quem não gosta de dar boas risadas? Acredito que todos, não é mesmo? Mas você sabia que o riso tem um dia dedicado somente a ele? Hoje, 18 de janeiro, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional do Riso. Criada por iniciativa de Madan Kataria, doutor indiano fundador do "Movimento da Yoga do Riso",  a data é uma manifestação positiva pela paz mundial, com o objetivo de construir uma consciência global de união e amizade por meio do riso. A Moringa da Paz, que possui como missão promover a paz e ajudar as pessoas na terra, não podia deixar de celebrar essa data tão significativa.

 

Para o doutor Madan, a risada de uma pessoa é capaz de trazer benefícios a nível físico e mental, mesmo quando provocado, uma vez que o cérebro não distingue o riso falso do real. Partindo disso, ele decidiu  fundar o movimento em 1995, como método alternativo de tratamento para seus pacientes. Hoje, mais de 20 anos depois, a Yoga do Riso conta com mais de 800 clubes, espalhados em mais de 100 países.

 

É comprovado cientificamente que o humor reduz o estresse e a tensão muscular, liberando endorfina - hormônio que reduz a sensação de dor; e dopamina - um dos "hormônios da felicidade". Uma boa risada pode reduzir o nível de cortisol (hormônio do estresse) no sangue, enquanto aumenta o fluxo sanguíneo, o que ajuda a proteger o coração. Rir também pode fortalecer o sistema imunológico - evitando doenças; melhora o sono, além de aumentar o nível de oxigênio no sangue e reduzir a degradação celular.

 

Rir nos faz relaxar. Quando rimos, nosso corpo pode chegar a movimentar cerca de 80 músculos, mexendo não só o rosto, mas interferindo no cérebro, garganta, coração, tórax, pernas e até pés! Rindo diariamente, você é capaz de retardar o aparecimento de rugas durante o processo de envelhecimento, além de auxiliar no funcionamento do cérebro e da mente - melhorando a memória e a capacidade de atenção e de resolução de problemas.

 

Rir nos ajuda a enxergar a vida de forma mais positiva, aumentando nosso entendimento sobre o mundo e sobre nossos semelhantes. Um ambiente bem-humorado, cheio de risadas, aumenta a união entre as pessoas e favorece todas as relações, pessoais e profissionais. Portanto,  permita-se rir todos os dias e tenha uma vida mais tranquila e feliz!

 

Para resumir, rir melhora a vida, trazendo inúmeros benefícios ao nosso dia a dia. Enumeramos os principais deles:

 

- Reduz o stress;

- Queima calorias;

- Melhora o sono;

- Fortalece o abdômen;

- Combate o surgimento de rugas;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Melhora a respiração;

- Melhora a digestão;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Estimula a criatividade;

- Cria laços com pessoas.

Compartilhe no Facebook
Please reload