(11) 2858-6805 - contato@moringadapaz.com 

Rua Tapajos, 187 - Luz - São Paulo - SP

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Fotos:   Fausto Roim

11 de Janeiro - Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Data é usada para conscientização da população quanto aos riscos e problemas causados ao meio ambiente, aos animais e à saúde humana pelo uso de agroquímicos

 

Por Paloma Amorim - Moringa da Paz

 

Um dos pilares da Moringa da Paz é a alimentação saudável. Por isso, todos os seus produtos são livres de agrotóxicos e de quaisquer aditivos químicos, possuindo diversas certificações orgânicas que atestam a qualidade do superalimento à base de Moringa oleifera que chega à mesa do brasileiro. Atualmente, possuímos o selo de conformidade brasileiro, o europeu e o norte americano, todos fornecidos pelo IBD* (única certificadora brasileira com atuação internacional).

 

Por conta disso, não poderíamos deixar de chamar a atenção para a celebração do Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, comemorado nesta sexta-feira, 11 de janeiro. Segundo a legislação atual, os agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, usados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais com o objetivo de modificar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos nocivos.

 

Mas sabemos que os agrotóxicos destroem muito mais do que os seres nocivos. Quando usado, ele atinge o solo, os lençóis freáticos e, por meio da chuva ou do próprio sistema de irrigação das plantações, chegam aos corpos d’água, poluindo-os e intoxicando toda a vida presente no ambiente, além de contribuir para o empobrecimento do solo.

 

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, crescendo 300% em dez anos (de 2002 a 2012). Atualmente, existem cerca de 15 mil formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8 mil encontram-se licenciadas em território nacional, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). De acordo com o dossiê elaborado pela ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), cada brasileiro consome, em média, cinco litros de agrotóxico por ano.

 

Em 2015, o governo federal da época, anunciou o lançamento do Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (Pronara), como uma das ações que integram o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), criado em 2013, a fim de reduzir progressivamente o uso destes produtos nas plantações de todo o país. Porém - e infelizmente - a iniciativa não entrou em vigor até o momento.

 

*IBD Certificações - é uma empresa 100% brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo.

Compartilhe no Facebook
Please reload